Escola de Arte Dino Alves

“O Homem é o único animal que ri.” (Aristóteles)

O desenho de humor tem a função de estimular e provocar o pensamento crítico do observador, e mostrar com sua linguagem, as mazelas da nossa sociedade, com suas eternas contradições.

A oficina pretende atuar junto à formação de artistas, estudantes de publicidade, jornalismo, designer e educadores em arte, fornecendo subsídios teóricos e práticos para sua atuação profissional junto à comunidade interessada em arte e desejosa de uma experiência estética concreta.

Tópicos:

·         História do cartunismo

·         Linguagem do humor

·         Cartunismo na Imprensa

·         História da caricatura

·         Aulas teóricas e Práticas

·         A Charge durante o regime militar de 1964

O cartunista Dino falou sobre desenho de humor

Publicado em 08/05/2012 às 08h00 no site: http://www.cet.edu.br/noticias/o-cartunista-dino-falou-sobre-desenho-de-humor-173.html

O cartunista DINO ALVES falou sobre desenho de humor na palestra técnica aos alunos de Desenho, do curso de Design Gráfico, na última quinta-feira, dia 3 de maio. Além de comentar seu portfólio, Dino falou sobre as possibilidades da carreira de desenhista no Brasil. Ele teve uma longa e bem-sucedida carreira fora do estado do Piauí, depois de ter iniciado como cartunista do jornal “O Estado”, em Teresina.
Em 1990, mudou-se para São Paulo, onde trabalhou na editora Ática, revista Visão, Carrefour Publicidade, TV Gazeta, TV Cultura. Ele também publicou nos jornais Folha de São Paulo, Estadão, e expôs no Museu da Imagem e do Som (MIS-SP), na Faculdade de Tecnologia de São Paulo (FATC), e nos SESC interlagos e Ipiranga, em São Paulo.
Participou de diversos salões de humor pelo país, como do Piauí e o Salão de Humor de Piracicaba-SP. Foi integrante do movimento “Corrupto, Bota Fora! Humor pela Cidadania”. É autor do mural do estádio do Morumbi, “Os maiores ídolos de todos os tempos”. No campo da docência, foi orientador do curso de desenho artístico, da oficina Amácio Mazzaropi, desenvolvido no Bairro do Brás-SP.
Foto: do site  CET
Hoje mora em Teresina, de onde encaminha seus trabalhos profissionais. Os alunos interagiram com o convidado, analisando de perto os desenhos trazidos pelo artista. Alguns mostraram seus próprios portfólios a Dino Alves, ensejando a possibilidade de futuros trabalhos profissionais.
Foto do site CET

3 comentários em “Escola de Arte Dino Alves

  1. Estimado Amigo e Parceiro DINO.
    Continuo guardando, com carinho, boa parte de sua obra / trabalhos artísticos, deixados aqui em meu escritório em São Paulo.
    Precisamos encontrar uma forma e ou um encontro, para que possa devolver esse material para o seu acervo.
    Vamos nos falar.
    Meu tel. é 11 99601-0808
    renan@sercaraecoroa.com.br
    Aguardo uma posição.
    Abraços.
    Renan Guimarães

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s